top of page
Foto do escritorDiego Pego

O Que Achei de Black Mirror S.5ª



Black Mirror é uma série incrível, com uma tématica muito fora da caixinha. O Futuro da Tecnologia. Robos, sistemas de Inteligencia Artificial, aplicativos e redes sociais futuristicas. Tudo isso em um enredo no qual nos coloca frente a frente com nossos dilemas e receios. Monitorar algo por segurança ou invadir privacidade? Qual a pena que devemos aplicar com quem comete um crime virtual grave? Até onde iremos na nossa dependecia afetiva, colocando todos nossos sentimentos e anseios nem robos ou na confiança de que um app nos colocará com a pessoa certa?

As 4 primeiras temporadas nos traziam esses conflitos morais, e nos fazia pensar se realmente queremos chegar a este ponto tecnologico.

Porém chegou a 5ª temporada.

Veio em um tom mais realistico e menos futurista, sim. Mas veio trazendo uma gama forte de dilemas e conflitos morais em apenas 3 episódios.

Sem Spoilers. Sem comentar profudamente sobre cada um dos episódios. Mas o tom que foi apresentado nesta 5ª temporada não me agradou tanto no primeiro episódio. A ideia no tema em si é boa. Contudo creio que o dilema apresentado apenas traria satisfação no mais carente e no mais pervertido jogador de video game. E pervertido no sentido tarado. E ainda assim algo que todos os programadores já dariam um jeito de evitar que aconteça em um jogo de luta.

Já o segundo episódio me agradou muito pela critica apresentada. Apareceu apenas no final? Sim. Mas fez todo o episódio ter muito sentido e ser o melhor de todos até hoje, na minha opinião.

É o unico que nos faz realmente pensar porque pode acontecer com qualquer pessoa. E não amanhã ou depois, mas hoje, agora, neste exato momento. Este episódio tem um dialogo incrivel, e um desfecho que nos traz a duvida se o que aconteceu durante o episódio foi relevante para a empresa que controlava a rede social mostrada.

O terceiro episódio é uma tendencia do show business. É algo que sinceramente acho que pode acontecer em um futuro próximo. Não me desagradou. Porem não me agradou tambem. Achei meio isonso. Fraco. Mal explorado.

Se melhor elaborado, poderia ter sido um ótimo desfecho para a 5ª temporada, trazendo uma critica direta e um grande alerta aos artistas. Porem apenas serviu para entreter. Talvez a única coisa relevante foi a presença de Miley Cirus no episódio. E só.

Então no geral, apenas um episódio desta temporada realmente foi relevante. Mas num contexto geral de expectativas geradas pelas outras 4 temporadas, está muito abaixo de um Black Mirror.

Ou apenas estamos cada vez mais acostumados com a tecnologia, ao ponto de que se algo que aconteça em Black Mirror, venha acontecer na vida real, não estejamos mais tão chocados assim.


Nota Elysium:

Episódio 1 - Striking Vipers: 1/5

Episódio 2 - Smithereens: 4/5

Episódio 3 - Rachel, Jack and Ashley Too: 1/5

5ª Temporada Black Mirror: 2/5

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page